O mercado livre de energia opera por meio de um ambiente digital supervisionado pela Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE), a entidade encarregada de unir geradoras, distribuidoras, comerciantes e consumidores de eletricidade.
E para migrar, é preciso atender a certos critérios de elegibilidade que variam de acordo com o seu padrão de consumo. Independentemente da situação, não há motivo para preocupação, pois a Neria cuidará de todos os detalhes da migração de forma simples e transparente, oferecendo orientação e acompanhamento em todas as fases do processo.
Para que a sua empresa seja elegível à migração para o mercado livre de energia, é necessário que ela esteja classificada no grupo tarifário A, operando em média ou alta tensão. Essa informação pode ser verificada na fatura de energia. Nossos especialistas orientam e garantem as condições de contratação de energia mais vantajosas de maneira descomplicada, ou seja, com zero burocracia.
Entre em contato com nossos especialistas e faça um estudo de viabilidade técnica e econômica para a sua empresa migrar para o mercado livre de energia sem pagar nada.
Economia
Oportunidade de reduzir os custos de energia em até 40% ao negociar diretamente com geradoras e comercializadoras.
Poder de Escolha
As empresas podem negociar contratos diretamente com geradoras ou comercializadoras de energia elétrica, buscando melhores condições contratuais e preços competitivos.
Sustentabilidade
Uma chance de utilizar energia proveniente de fontes renováveis, contribuindo para a diminuição dos impactos ambientais causados durante o processo de geração energética.
Previsibilidade
Transparência e capacidade das empresas planejarem seus gastos com eletricidade com antecedência, evitando surpresas devido a flutuações de preços e tarifas.
É um ambiente competitivo de negociação de energia elétrica em que os consumidores podem escolher o seu fornecedor e negociar livremente todas as condições comerciais, como preço, indexador, quantidade contratada, período de suprimento, condições de pagamento etc.
É um ambiente de contratação sem flexibilidade. A energia é fornecida apenas pela distribuidora local, com preços e demais condições preestabelecidos e regulados pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL). Em outras palavras, o cliente não tem liberdade nas negociações comerciais.
Os consumidores têm total liberdade para escolher o fornecedor que melhor atenda às suas demandas singulares e com base em seus próprios critérios.
Os consumidores estão vinculados ao fornecedor de energia designado para sua região geográfica sem a opção de escolha por outro fornecedor, pois devem adquirir a energia de sua distribuidora local.
Possibilidade de escolher fornecedores que ofereçam energia elétrica proveniente de fontes renováveis, contribuindo para a sustentabilidade ambiental.
A escolha de fontes de energia renovável é limitada, uma vez que a distribuidora local define a matriz energética. Os consumidores podem não ter tanta flexibilidade para apoiar energias limpas.
Flexibilidade de negociar contratos de energia sob medida para atender às suas necessidades específicas. Isso inclui a definição de prazos, volumes de energia, condições de pagamento e até mesmo cláusulas personalizadas. Essa flexibilidade pode ser particularmente benéfica para grandes empresas e indústrias que desejam contratos adaptados às suas operações.
Os contratos são padronizados e geralmente não podem ser personalizados de acordo com as necessidades individuais dos consumidores. Os termos e condições são estabelecidos pelas regulamentações governamentais e pela distribuidora local, oferecendo menos flexibilidade contratual.